Flor de Cerejeira: saiba tudo sobre o Cultivo desta planta magnífica

Uma das primeiras anunciadoras da primavera é a árvore de cerejeira, que explode em nuvens de flores cor-de-rosa e brancas nos meses de março e abril. Elas são celebradas em festivais de cerejeiras ao redor do mundo, quando as pessoas se reúnem sob suas ramagens para maravilhar-se com as flores espumantes. Existem várias variedades dessas árvores ornamentais que se desenvolvem bem no sul, então, se você deseja aprender mais sobre como plantar e cuidar dessas belas árvores, continue lendo. Certifique-se de estudar alguns fatos sobre as cerejeiras antes da próxima floração na primavera. Além disso, descubra um pouco de curiosidades relacionadas às árvores para testar seu conhecimento sobre esses sinais floridos do clima quente que está por vir. Seja ao visitar um festival de cerejeiras ou ao planejar plantar uma no seu jardim como um acréscimo ornamental ao paisagismo, há muito a saber sobre as cerejeiras. Uma coisa importante a lembrar para os donos de animais de estimação: as sementes, folhas e galhos das árvores de cerejeira são tóxicos para cães, gatos e cavalos, portanto, esteja ciente caso planeje plantá-las.

Atributos das Plantas

Nome ComumFlor de Cerejeira, Cerejeira Japonesa, Sakura
Nome BotânicoPrunus serrulata
FamíliaRosaceae
Tipo de PlantaÁrvore Decídua
Tamanho Adulto15-30 pés de altura, 15-30 pés de largura
Exposição ao SolPleno sol, parcial
Tipo de SoloSolo bem drenado, úmido
pH do SoloÁcido, neutro
Época de FloraçãoPrimavera
Cor das FloresRosa, branca, amarela, verde
Zonas de ResistênciaZonas de resistência 5-8 (USDA)
Área NativaÁsia
ToxicidadeToxica para cães, gatos e cavalos
Arvores de cerejeira florida

Cuidados com a Árvore de Cerejeira

A maioria das cerejeiras ornamentais é cultivada principalmente por suas lindas flores em vez de seus frutos comestíveis. O gênero estritamente ornamental de cerejeiras é conhecido como Prunus. Essas árvores ainda produzem frutas durante os meses de verão, mas geralmente são tão azedas que apenas os animais as comem. As cerejeiras que produzem frutas comestíveis pertencem ao gênero Rosaceae, mas a maioria delas é muito difícil de cultivar no Sul. Isso ocorre porque elas precisam de temperaturas frias para prosperar, e as regiões do Sul não atingem ou mantêm as temperaturas necessárias para florescer.

Ao contrário do que se pensa, a maioria das flores de cerejeira possui uma leve fragrância. As cerejeiras florescem em várias tonalidades. Muitas são de cor rosa clara, enquanto outras têm flores rosa mais escuras ou flores brancas, dependendo de vários fatores. Algumas têm flores amarelo-verde ou branco-verde que se tornam rosas à medida que envelhecem.

As árvores crescem e se estabelecem relativamente rápido, mas não têm uma vida muito longa. Sua expectativa de vida geralmente varia de 15 a 25 anos, embora em condições ideais, possam viver de 30 a 40 anos. Por outro lado, algumas árvores (como as cerejeiras-negras) podem viver por muito mais tempo. As cerejeiras-negras podem chegar a 250 anos em condições adequadas.

Embora sua aparência seja delicada, você pode cultivá-las para si mesmo, desde que coloque suas árvores de cerejeira em um local com luz solar plena e solo bem drenado. O solo bem drenado é fundamental, pois as cerejeiras não gostam de ficar na água e deixar suas raízes encharcadas. Alguns jardineiros descobrem que solos arenosos ou enriquecidos com argila podem funcionar para cerejeiras e ajudar no escoamento da água. No entanto, muitos jardineiros acreditam que o solo franco é o melhor para o cultivo de cerejeiras, pois é rico e bem drenado.


Luz

As árvores de cerejeira crescem melhor sob luz solar plena, com pelo menos seis horas de luz solar direta por dia. Algumas variedades toleram alguma sombra. Em áreas propensas a secas, certifique-se de plantar a árvore em um local onde ela receba sombra parcial e coloque cobertura morta ao redor da base para reter a umidade.

Solo

As árvores de cerejeira podem se adaptar a vários tipos de solo, incluindo opções arenosas e argilosas, mas preferem solo ácido, úmido e bem drenado. Coloque cobertura morta ao redor da base da árvore, chegando até, mas sem tocar o tronco, para ajudar a reter a umidade sem incentivar o acúmulo excessivo de água.

Água

Irrigue as árvores jovens semanalmente e duas vezes por semana durante o tempo seco para ajudá-las a se estabelecerem. Após as duas primeiras estações, regar a cada duas semanas é suficiente, com mais regas durante as secas. Regas longas são melhores para essas árvores do que chuvas rápidas.

Temperatura e Umidade

A maioria das árvores de cerejeira precisa de invernos não muito rigorosos. Temperaturas frescas de cerca de 45°F são essenciais para o período de dormência que permite que elas floresçam na primavera. Temperaturas mais quentes no final do inverno podem antecipar as flores da primavera. As árvores podem tolerar os verões do Sul, mas precisam de regas mais frequentes durante os meses quentes e secos.

Fertilizante

Teste o solo para verificar se a árvore possui deficiências que requerem fertilizante. Se for necessário fazer alguma modificação ou enriquecimento, um fertilizante de liberação lenta especialmente projetado para cerejeiras ou árvores ornamentais de flores pode ser aplicado uma vez a cada primavera.

Tipos de Árvores de Cerejeira

Existem muitas variedades diferentes dessas belas árvores. A cerejeira Yoshino (Prunus x yedoensis) é a seleção dominante que circunda a Bacia Tidal de Washington e tem um festival inteiro dedicado a ela. Pode crescer até 10 metro de altura. A cerejeira Weeping (P. x subhirtella) pode ter flores cor de rosa ou brancas e vem em uma variedade de tamanhos. Os galhos caem para baixo, como uma árvore chorona ou água jorrando de uma fonte.

A cerejeira ‘Okame’ (P. ‘Okame’) produz flores rosa profundo e cresce até 6 metros de altura, com galhos se estendendo em uma forma tradicional e arredondada de árvore. Pode ser uma flor de início e, às vezes, floresce já no Dia dos Namorados nas temperaturas mais quentes do Sul. A cerejeira ‘Kwanzan’ (P. serrulata ‘Kwanzan’) é uma carecedora vigorosa com flores rendadas que se assemelham a cravos. Geralmente é uma flor tardia que floresce na primavera média a tardia e pode atingir alturas de até 9 metros de altura.

Poda

As árvores de cerejeira em flor normalmente não exigem muita poda. No entanto, se precisar podar por qualquer motivo, faça-o após a floração na primavera. Isso ajudará a moldar a árvore e remover qualquer madeira morta ou botões que não floresceram.

Propagação de uma Árvore de Cerejeira

Existem alguns métodos que podem ser usados ​​para propagar uma árvore de cerejeira, incluindo enxertia, estacas de madeira verde e alporquia. A propagação usando estacas de madeira verde deve ser feita no momento certo, assim que os botões aparecerem e de manhã cedo. A enxertia requer a compra de porta-enxertos de uma árvore compatível.

A alporquia é o método mais fácil e confiável, e é feito diretamente na planta-mãe. Para começar o processo de alporquia, siga estas etapas:

  1. Use uma faca afiada para fazer dois cortes paralelos a pelo menos dois centímetros de distância em torno da circunferência de um galho com pelo menos 3/8 de polegada de espessura.
  2. Remova a casca entre os cortes e raspe a camada do câmbio para bloquear o fluxo de água e nutrientes. Cubra a área descoberta com musgo esfagno úmido e, em seguida, cubra com filme plástico, prendendo as extremidades com fita para evitar a entrada de água na área.
  3. Quando as raízes começarem a aparecer através do plástico, observe a formação de um aglomerado de raízes.
  4. Quando tiver se formado, remova o plástico, corte o galho abaixo desse novo aglomerado de raízes e plante a estaca.

Hibernação

As árvores de cerejeira em flor precisam de pouca proteção durante o inverno na maioria de suas zonas de resistência, já que as temperaturas típicas nessas zonas geralmente não estressam as árvores. As árvores jovens plantadas na área norte, zona 5, precisarão de cobertura de mulch ou de uma camada de palha de pinho para proteger as raízes do frio durante os meses de inverno.

Pragas Comuns e Doenças das Plantas

As árvores de cerejeira em flor são relativamente de baixa manutenção, mas são suscetíveis a pragas e doenças que podem danificar ou matar as árvores. São esses visitantes potencialmente prejudiciais ao jardim que você deve observar.

Pragas comuns como pulgões, ácaros, lagartas, besouros japoneses e brocas podem causar problemas. Se você encontrá-los em sua árvore de cerejeira em flor, use uma mangueira de água para pulverizá-los das folhas da árvore. Remova quaisquer ninhos de lagartas que você encontrar, pois elas comerão as folhas, deixando buracos ao passar. Use um inseticida para se livrar dos besouros japoneses.

As doenças causam mais danos às árvores de cerejeira em flor e são mais preocupantes do que as pragas que podem visitar. Manchas nas folhas e oídio podem ser tratados com fungicida. Outras doenças podem exigir a remoção de galhos infectados e detritos ao redor da árvore. Infecções graves podem exigir a remoção da árvore para evitar que qualquer doença se espalhe para outras árvores em seu quintal.

Como Fazer uma Árvore de Cerejeira Florescer

A temporada das cerejeiras em flor dura cerca de um mês a cada primavera e está sempre dependente do clima. O início de março a início de abril é geralmente uma boa regra geral quando você olha para o calendário e espera ver as flores. No entanto, se as temperaturas quentes chegarem mais cedo, podem encorajar algumas árvores de cerejeira a florescer já em janeiro e fevereiro. A maioria das árvores de cerejeira em flor floresce por uma ou duas semanas durante a temporada. Quanto mais ao sul você for, mais cedo na temporada as árvores florescerão. Quando estão em flor, as cerejeiras em flor são uma ótima opção para belos arranjos de flores que podem durar bastante tempo.

Árvores plantadas em um local com condições favoráveis geralmente florescerão bem. O clima às vezes pode ser um fator. Se ocorrer uma geada forte quando os botões aparecerem, isso pode fazer com que a árvore perca suas flores durante a temporada. No entanto, a árvore deve voltar a florescer no próximo ano.

Celebre as Flores em Washington, D.C.

Algumas das cerejeiras mais reconhecíveis nos Estados Unidos são aquelas que cercam os monumentos nacionais em Washington, D.C. A cerejeira é a flor nacional não oficial do Japão e, em 1912, o prefeito de Tóquio, Yukio Ozaki, presenteou os Estados Unidos com 3.000 árvores de cerejeira para celebrar a amizade entre as cidades e os países. A Primeira Dama Helen Herron Taft plantou a primeira árvore de cerejeira ao longo do Rio Potomac. Em troca, os Estados Unidos presentearam o Japão com cornisos floridos em 1915.

Devido a essas árvores plantadas em abundância ao redor de Washington, D.C., a cidade se tornou um ponto central para as floresceres cerejeiras. O Festival Nacional das Cerejeiras é dependente do momento em que as árvores florescem a cada ano. Existe um site oficial dedicado a prever o período de pico de floração das cerejeiras a cada primavera. O pico de floração geralmente ocorre em abril em Washington. O festival geralmente inclui uma cerimônia de abertura, um festival de pipas e um desfile, entre outros eventos centrados nas flores.

Se você visitar as cerejeiras em Washington, D.C., nem pense em quebrar um galho para levar para casa. De acordo com o The Washingtonian, “arrancar flores e galhos é considerado vandalismo de propriedade federal e pode levar a uma multa ou até mesmo à prisão, embora um porta-voz da Polícia Metropolitana diga que os oficiais aplicam a lei com ‘uma quantidade incrível de discrição’, emitindo principalmente advertências e multas pequenas.” Aproveite as flores no local e deixe-as para que outros possam apreciá-las.

Curiosidades sobre as Cerejeiras

George Washington nunca realmente cortou uma árvore de cerejeira. De acordo com Mount Vernon, isso foi um mito criado por um dos primeiros biógrafos de Washington, Mason Locke Weems.

As árvores de cerejeira são conhecidas como “sakura” no Japão, e lá as flores são símbolos de renovação e esperança. Fazer piqueniques sob as árvores é uma tradição japonesa de longa data, conhecida como “hanami”.

Em Washington, D.C., você pode encontrar árvores de cerejeira ao redor do Tidal Basin, mas também há outras árvores perto do National Mall, do Lincoln Memorial e do Washington Monument. Existem também cerejeiras no National Arboretum.

As cerejeiras não são nativas dos Estados Unidos, mas podem ser encontradas em muitas cidades ao redor do país. Macon, Geórgia, é conhecida por suas árvores de cerejeira (350.000 árvores de cerejeira Yoshino e contando!) e tem o apelido de “A Capital Mundial das Cerejeiras”. Macon realiza o Festival Internacional das Cerejeiras a cada temporada, e é chamado de “a festa mais rosa do mundo”.

Perguntas Frequentes

Os pés de cerejeira são difíceis ou fáceis de cultivar?

Os pés de cerejeira são fáceis de cultivar porque exigem pouca poda e cuidado em comparação com árvores frutíferas. No entanto, eles são suscetíveis a doenças que afetam muitas árvores frutíferas e tendem a viver apenas de 15 a 20 anos.

Qual é o melhor mês para plantar pés de cerejeira?

No sul, plante cerejeiras floridas no outono ou no final do inverno ou início da primavera, antes de começarem a florescer. As árvores floridas precisam de tempo para estabelecer suas raízes antes do calor do verão chegar.

Deixe um comentário