Ficus lyrata: Guia Completo Desta Planta Perfeita Para Decoração de Interiores

Ficus lyrata

Ficus lyrata, também como Figueira-violino e Figueira-lira é uma árvore de interior popular, apresentando folhas de formato de violino, muito grandes, ricamente veiadas e brilhantes, que crescem verticalmente em um tronco elegante. A Ficus lyrata é perfeita como ponto focal de um ambiente, se você a colocar em um vaso grande no chão, permitindo que a planta atinja pelo menos 1,8 metros de altura. (A maioria dos exemplares de interior atinge cerca de 3 metros de altura.) Ela cresce rapidamente e pode ser plantada em qualquer época do ano, se você, como a maioria dos jardineiros, estiver adquirindo uma muda para manter em ambientes fechados. Lembre-se de que essa linda planta é tóxica para gatos e cães.

Nome ComumFigueira-violino, figueira-lira
Nome BotânicoFicus lyrata
FamíliaMoraceae
Tipo de PlantaFolhagem perene de folhas largas
Tamanho Adulto15 metros (ao ar livre), 3 metros de altura (em ambientes internos)
Exposição SolarSombra parcial
Tipo de SoloSolo argiloso, umidade média, boa drenagem
pH do SolopH 6 a 7
Época de FloraçãoRaramente floresce fora de sua área nativa
Cor das FloresFlores insignificantes
Zonas de ResistênciaZonas de resistência 10-12 (USDA)
Área NativaÁfrica tropical ocidental
ToxicidadeTóxico para gatos e cães

Cuidados com a Figueira-Violino (Ficus lyrata)

Essas plantas são nativas de regiões tropicais da África, onde prosperam em condições muito quentes e úmidas. Isso torna seu cultivo um pouco desafiador para o cultivador doméstico, que provavelmente terá dificuldade em duplicar essas condições úmidas. No entanto, elas são plantas relativamente resistentes e podem suportar um ambiente menos do que perfeito por um período razoável.

As figueiras-violino (Ficus lyrata) não são plantas especialmente exigentes, desde que suas condições de crescimento estejam adequadas. Ao cultivá-las em ambientes internoshttps://superuniversodasplantas.com.br/plantas-tropicais-de-sombra/, esteja preparado para girar a planta a cada poucos dias para que uma parte diferente esteja voltada para a fonte de luz solar. Dessa forma, ela crescerá de forma uniforme, em vez de se inclinar em direção à luz.

Além disso, a cada semana ou duas, limpe as folhas com um pano úmido. Isso não apenas torna as folhas mais brilhantes e atraentes, mas também permite que mais luz solar atinja as folhas para a fotossíntese. Além disso, você pode cortar quaisquer folhas danificadas ou mortas que surgirem, pois elas não beneficiam mais a planta. E se desejar, pode podar a parte superior do caule principal para um hábito de crescimento mais arbustivo.

Luz

As figueiras-violino (Ficus lyrata) requerem luz brilhante e filtrada para crescerem e ficarem com sua melhor aparência. A luz solar direta pode queimar as folhas, especialmente a exposição ao sol quente da tarde. E plantas mantidas em condições de luz muito baixa não crescerão rapidamente.

Solo

Qualquer mistura de solo de qualidade para plantas de interior deve ser adequada para a Ficus lyrata. Certifique-se de que o solo tenha boa drenagem.

Água

As figueiras-violino (Ficus lyrata) gostam de uma quantidade moderada de umidade no solo. Se a planta não receber água suficiente, suas folhas murcham e perdem a cor verde brilhante. E se receber água em excesso, a planta pode perder suas folhas e sofrer de podridão das raízes, o que pode acabar matando-a. Durante a estação de crescimento (primavera a outono), regue sua figueira-violino quando o topo da terra estiver seco. E durante os meses de inverno, regue um pouco menos.

Além disso, essas plantas são sensíveis aos altos níveis de sal no solo. Por isso, é ideal lavar o solo até que a água saia pelo fundo do vaso pelo menos uma vez por mês. Isso ajuda a evitar o acúmulo de sal.

Temperatura e Umidade

As figueiras-violino (Ficus lyrata) não gostam de variações extremas de temperatura. Uma sala entre 15 a 29 graus geralmente é adequada, embora você deva posicionar a planta longe de áreas com correntes de ar, bem como das saídas de ar condicionado e aquecimento, pois esses podem causar mudanças bruscas de temperatura.

Procure manter a umidade entre 30 e 65 por cento. Se precisar aumentar a umidade, borrife a planta diariamente com água limpa em um borrifador. Ou você pode colocá-la em uma bandeja com pedrinhas cheia de água, desde que a base do vaso não esteja tocando a água. Além disso, as figueiras-violino podem se beneficiar de ficar em um ambiente com um umidificador.

Adubação

Adicione adubo durante a estação de crescimento com um fertilizante para plantas de alto teor de nitrogênio, seguindo as instruções do rótulo. Existem fertilizantes especialmente feitos para figueiras-violino disponíveis. Geralmente, você não precisará adubar sua planta durante o inverno.

Tipos de Figueira-Violino

A espécie principal, Ficus lyrata, é a figueira-violino mais comum que os jardineiros cultivam. Mas também existem várias cultivares disponíveis, incluindo:

  • Ficus lyrata ‘Bambino’: Esta é uma variedade anã que atinge apenas alguns centímetros de altura.
  • Ficus lyrata ‘Compacta’: Esta variedade pode atingir até 1 metro e meio de altura e possui folhas menores e mais agrupadas do que a espécie principal.
  • Ficus lyrata ‘Variegata’: Esta é uma variedade incomum com folhas vistosas que apresentam uma mistura de verde e creme.

Poda

Uma figueira-violino se beneficia ao ter suas folhas podadas de vez em quando. Corte qualquer folha danificada, crescimento excessivo ou galhos que se cruzam para permitir que a planta respire. Faça os cortes cerca de uma polegada longe do tronco para evitar danos. Se você estiver removendo uma folha marrom e morta, puxe-a delicadamente antes de tentar cortá-la, pois ela pode se soltar facilmente.

Propagação da Figueira-Violino (Ficus lyrata)

É fácil propagar a figueira-violino com estacas e extremamente difícil fazê-lo com sementes. Trabalhar com uma estaca é praticamente infalível.

  1. Use um par de tesouras afiadas para cortar uma haste de cerca de 30 a 45 centímetros de comprimento com algumas folhas.
  2. Retire todas as folhas, exceto uma. Coloque a haste em um frasco ou vaso de água limpa em temperatura ambiente e coloque-o em um local quente com luz intensa, mas indireta.
  3. Mude a água apenas quando ela parecer turva.
  4. Em algumas semanas, pequenos pontos brancos aparecerão na base da haste que está na água. Em algumas semanas após isso, as raízes crescerão a partir desses pontos na água.
  5. Quando as raízes atingirem de 2,5 a 5 centímetros de comprimento, plante a estaca em um vaso com terra e regue até ficar úmido, e continue mantendo o solo úmido, mas não encharcado.

Plantio e Transplante da Figueira-Violino (Ficus lyrata)

Planeje transplantar uma jovem figueira-violino anualmente a cada primavera. Escolha um recipiente resistente que tenha aproximadamente 5 centímetros a mais de diâmetro do que o atual. Solte suavemente a planta de seu vaso atual, levante-a apoiando sua base e coloque-a no novo vaso. Preencha os espaços ao redor da planta com substrato para vasos.

Uma vez que a planta estiver madura, provavelmente será muito grande para ser transplantada. Nesse caso, remova as primeiras polegadas de solo a cada primavera e substitua por solo novo.

Além disso, se você estiver fazendo o plantio ao ar livre, faça-o quando a temperatura estiver pelo menos a 10 graus. Temperaturas mais baixas podem causar muito estresse para a figueira-violino.

Pragas Comuns e Doenças das Plantas

Essas plantas geralmente não possuem problemas graves com pragas ou doenças, mas podem ser propensas a ácaros vermelhos, cochonilhas e doenças bacterianas ou fúngicas.

Com esses problemas, você pode notar danos nas folhas, como manchas ou manchas escuras, além de pequenos insetos nas folhas. Trate o problema o mais rápido possível com um fungicida, pesticida ou outro remédio apropriado. E certifique-se de que sua planta tenha circulação de ar adequada e não esteja em condições excessivamente úmidas, o que pode ajudar a prevenir problemas futuros.

Problemas Comuns com a Ficus lyrata

Uma planta de Ficus lyrata pode ser sensível ao seu ambiente e ao seu cronograma de rega, então quando algo está errado, você pode perceber pelo comportamento de suas folhas. A planta pode desenvolver manchas nas folhas ou perder folhas, às vezes em um ritmo rápido. Esteja atento aos primeiros sinais de aflição nas folhas.

Folhas Esbranquiçadas

Se você observar manchas de cor marrom claro ou esbranquiçadas na parte superior das folhas, a planta pode estar recebendo muita luz solar direta. Isso é chamado de queimadura solar das folhas. No caso de uma Ficus lyrata, você pode podar a folha com tesouras afiadas e mudar a planta para longe do sol direto e dos raios solares intensos.

Manchas Marrons nas Folhas

Se suas folhas verdes desenvolverem manchas escuras ou bordas amarronzadas, a planta pode estar sofrendo de podridão das raízes devido ao excesso de água. Verifique as raízes para ver se estão marrons e moles. Corte as folhas manchadas e corte delicadamente as partes moles das raízes. Transplante a planta e monitore sua rega para garantir que ela não seja regada em excesso.

Manchas marrons também podem significar que a planta está passando por mudanças extremas de temperatura; verifique se há correntes de ar ou unidades de aquecimento/resfriamento ou saídas de ar e mova a planta para um local com temperatura mais constante.

Folhas Amareladas

Se as folhas mais novas da Ficus lyrata estiverem amareladas, pode indicar um problema bacteriano. Pode ser tarde demais para salvar a planta, mas tente cortar as folhas afetadas e transplantar a planta em solo fresco.

Perda de Folhas

Quando uma Ficus lyrata perde suas folhas, geralmente é um sinal de que a planta está recebendo muita ou pouca água. Além disso, a planta pode estar exposta a mudanças extremas de temperatura, o que também pode fazer com que ela perca folhas. Mova a planta para longe de qualquer unidade de aquecimento ou ar condicionado, saídas de ar ou áreas com correntes de ar. Reduza um pouco a rega para que o solo não fique encharcado, mas apenas levemente úmido.

Perguntas frequentes

As Ficus lyrata são fáceis de cuidar?

As Ficus lyrata podem ser um pouco exigentes às vezes, mas podem prosperar facilmente com as condições e cuidados adequados. Elas precisam de calor, umidade, muita luz indireta e brilhante, alguma luz direta e bastante água. Mesmo que gostem de água, é preciso ter cuidado com o excesso de rega.

Qual é a velocidade de crescimento da Ficus lyrata?

Esta planta pode crescer 60 centímetros por ano, alcançando uma altura de cerca de 2 a 3 metros.

A Ficus lyrata produz frutas?

Uma Ficus lyrata de interior não produzirá frutas.

Com informações de thespruce.com

Deixe um comentário