Se você está tendo dificuldades em criar um espaço externo ideal, adicionar gramas ornamentais à sua paisagem pode ser a solução que você está procurando. Dependendo do tipo de grama que você planta, você pode se beneficiar de folhas exuberantes e perenes o ano todo. Para toques de cor, considere a grama switchgrass vermelha e desfrute de tons vibrantes de bordô, vermelho, amarelo e laranja no outono. Por outro lado, a grama de junco adiciona uma linda tonalidade de verde a qualquer espaço externo, enquanto a festuca azul empresta seu nome animado ao seu paisagismo.
Além do apelo estético das cores vivas e folhagens ondulantes, a grama ornamental acrescenta instantaneamente textura e variedade a qualquer jardim. Quando plantada entre plantas e árvores floridas, ela ajuda a criar um oásis externo único que é benéfico para o seu quintal e para o meio ambiente. Essas plantas geralmente se adaptam tanto em vasos ou canteiros de jardim quanto ao fornecer uma tela de privacidade na borda da sua propriedade.
Antes de plantar grama ornamental em seu quintal, no entanto, é importante entender várias vantagens para selecionar a melhor variedade. Você também precisará considerar seu clima, garantindo que sua escolha prospere em seu novo ambiente. Independentemente do tipo de grama ornamental que você escolher, porém, você poderá desfrutar de um paisagismo deslumbrante que é vantajoso para o seu jardim e de baixa manutenção.
A Maioria das Gramas Ornamentais é Resistente à Seca
Em geral, muitas gramas ornamentais são conhecidas por sua capacidade de resistir ou tolerar a seca, desde que não seja uma seca severa. As gramas ornamentais de clima frio requerem alguma quantidade de água, mas se você utilizar gramas de clima quente em seu paisagismo, verá que elas se adaptam melhor a climas áridos e requerem menos irrigação.
Ao escolher uma grama resistente à seca, evite variedades que necessitam de solo úmido para prosperar, como a grama rye selvagem da Virgínia. Essas gramas em particular são frequentemente nativas de áreas com condições úmidas. Em vez disso, procure por gramas ornamentais que prosperem com pouca água e se desenvolvam em climas áridos. Algumas dessas gramas incluem big bluestem, blue oat grass, Elijah blue fescue, fountain grass e zebra grass.
Embora as gramas ornamentais sejam em sua maioria tolerantes à seca, elas requerem irrigação inicial até se estabelecerem em seu paisagismo. Isso significa que você precisará regá-las consistentemente durante o primeiro ano, com uma média de uma polegada de água por semana (dividida em algumas sessões). Após esse período, sua grama ornamental terá uma raiz forte em seu quintal. Nos anos seguintes, será necessário regá-la apenas em casos de seca severa, o que significa que você pode desfrutar de um paisagismo texturizado com pouca preocupação, geralmente durante todo o ano.
Grama Ornamental é Amiga do Meio Ambiente
De acordo com a organização Beyond Pesticides, existem mais de 50 pesticidas diferentes que podem contaminar as águas subterrâneas e superficiais. No entanto, as gramas ornamentais, como os junquilhos, na verdade ajudam a reduzir poluentes no solo e nas águas subterrâneas, de acordo com o Hoffman Nursery. Além disso, a grama ornamental geralmente é resistente a pragas e doenças, o que significa que você não precisará de pesticidas para ajudá-la a prosperar em seu quintal.
O sistema radicular forte que sua grama ornamental terá desenvolvido após o primeiro ano de rega também é excelente para segurar o solo no lugar, ajudando a prevenir a erosão em seu jardim. Você descobrirá que a grama ornamental incentiva a criação de habitats para polinizadores e vida selvagem em seu quintal. Pássaros e borboletas são particularmente atraídos por essas plantas; várias espécies de aves as utilizam para construir ninhos. A vida selvagem em geral geralmente está familiarizada com as gramas nativas, então plante vários tipos diferentes para ver quais visitantes encontrarão um lar em seu quintal.
Além dos benefícios ambientais, a grama ornamental também pode oferecer alívio contra mosquitos. O capim-limão, uma adorável planta verde que floresce sob o sol pleno, é usado para produzir o óleo de citronela, um repelente comum contra mosquitos. Ao cultivar seu espaço verde, certifique-se de incluir capim-limão, pois ele pode crescer até quatro metros de altura e oferece privacidade, juntamente com um aroma forte que afasta mosquitos. Independentemente do tipo de grama ornamental que você escolher, você desfrutará de benefícios ambientais ao embelezar seu jardim com uma planta resistente à seca, sempre verde (ou pelo menos sempre colorida).
Com informações de housedigest.com
Flavia Almeida é uma entusiasta em plantas ornamentais e especialista em compartilhar dicas valiosas sobre o assunto. Com seu conhecimento e entusiasmo, ela inspira os amantes de plantas a transformarem seus espaços em verdadeiros oásis verdes. Se você busca conselhos confiáveis para cuidar de suas plantas, Flavia Almeida é a pessoa certa para te ajudar nessa jornada verde.