Anturio: Guia completo

Antúrio é um gênero de cerca de 1.000 plantas perenes nativas da América Central, norte da América do Sul e Caribe. Embora possam ser cultivadas ao ar livre no jardim em climas quentes, as antúrios são boas plantas de interior e são mais frequentemente cultivadas como plantas domésticas ou em estufas, pois possuem necessidades específicas de cuidados. Elas têm uma taxa de crescimento lenta ou moderada, dependendo de receber luz suficiente sem se queimar ao sol.

Também conhecidas como flores flamingo devido ao seu formato tropical único e suas cores brilhantes de vermelho, verde e branco, elas podem florescer constantemente por longos períodos, tornando-as plantas de interior encantadoras durante todo o ano. As variedades em floração se destacam por suas coloridas espádices em forma de coração e suas hastes florais vermelhas ou amarelas em forma de cauda. Outras variedades apresentam folhagens grandes com veias profundas. Muitos antúrios são trepadeiras, e todos precisam de alta umidade e calor para prosperar. O antúrio geralmente vive cerca de 5 anos em ambientes internos com os cuidados adequados, mas ao propagar sua planta, você pode ter um antúrio saudável indefinidamente. O antúrio é tóxico para humanos e animais de estimação.

Continue lendo para descobrir como plantar e cuidar do seu antúrio.

Nomes ComunsAntúrio, flor-rabo de cavalo, flor flamingo, antúrio rendado
Nome BotânicoAnthurium
FamíliaAraceae
Tipo de PlantaHerbácea, perene
Tamanho Adulto30-45 centímetros de altura, 23-30 centímetros de largura
Exposição SolarExposição parcial
Tipo de SoloSolo bem drenado
pH do SoloÁcido
Época de FloraçãoPrimavera, verão, outono, inverno
Cor das FloresVermelho, rosa, branco
Zonas de ResistênciaZonas de resistência 11-12 (USDA)
Área NativaAmérica Central, América do Sul, Caribe
ToxicidadeToxicidade para seres humanos e animais de estimação

Cuidados com o Anthurium

As plantas de Antúrio prosperam em luz intensa e indireta, e não gostam de exposição direta ao sol, exceto nos meses de inverno ou em plantas que foram cuidadosamente aclimatadas. Os Antúrios selvagens geralmente vivem em temperaturas de 60 graus Fahrenheit ou acima, e os tipos de folhagem preferem temperaturas ainda mais quentes. Se as temperaturas caírem abaixo desse nível, a planta sofrerá.

Antúrios em vasos preferem uma mistura rica de solo, mas bem drenada, que deve ser mantida úmida, mas não encharcada. Uma mistura de solo especialmente formulada para orquídeas, com algumas porções de areia e turfa, é ideal.

Muitas plantas de Antúrio são “epífitas” em ambientes naturais – crescem em outras plantas em vez de em solo. Se sua planta não se sustenta sozinha, dê-lhe um suporte ou uma pequena treliça para que ela possa se agarrar

Luz

Tanto em ambientes internos como externos, os antúrios preferem mais sol do que sombra. Eles se desenvolvem melhor em luz intensa e indireta. Evite a exposição direta ao sol.

Solo

Os antúrios preferem uma mistura de solo grosseira e bem drenada. Uma mistura de solo para orquídeas com areia e turfa adicionais é ideal para os antúrios.

Água

O solo deve ser mantido levemente úmido e nunca permitido secar completamente. Coloque o vaso em uma bandeja com pedras ou cascalho umedecidos. A água do vaso pode drenar para a bandeja e ajudar a manter os níveis de umidade elevados ao redor da planta. Deixe a parte superior do solo secar ao toque antes de regar novamente. Em ambientes internos, isso geralmente é feito uma vez por semana. Se estiver ao ar livre, em dias quentes, pode ser a cada dois ou três dias entre as regas.

Temperatura e Umidade

Todas as espécies de antúrios são plantas tropicais nativas, e imitar essas condições lhes dará melhores chances de sucesso. Essas plantas preferem alta umidade e temperaturas entre 18 e 29 graus Celsius. Podem ser cultivadas ao ar livre nas zonas 11 a 12 e provavelmente não resistirão a temperaturas de 4 graus Celsius ou menos.

Em climas secos, ou durante os meses de inverno secos, borrife a planta diariamente para manter os níveis de umidade elevados. Talvez seja necessário utilizar um umidificador constantemente durante os meses secos.

Fertilizante

É seguro e recomendado usar fertilizante líquido durante todo o período de crescimento do seu antúrio. Use um fertilizante rico em fósforo, dilua-o para 1/4 de sua força e aplique nas plantas todas as semanas. O fertilizante rico em fósforo ajudará a estimular o florescimento do seu antúrio. A expressão comum de jardinagem “Semanalmente, fraco” se aplica à frequência de fertilização e à força ou concentração do fertilizante a ser usado.

Tipos de Antúrios

  • A. andreanum: Espécie comum; folhas em formato de coração que crescem pouco mais de 30 centímetros com flores vermelhas, brancas, rosas e variegadas; distingue-se por possuir uma espata floral reta.
  • A. scherzerianum: Espécie comum; a mais tolerante dos antúrios, apresenta uma espata floral laranja enrolada e folhas em formato de seta.
  • A. crystallinum: Espécie menos comum; folhas verde-escuras aveludadas com nervuras brancas proeminentes; as folhas podem crescer cerca de 60 centímetros de diâmetro.
  • A. faustomirandae: Espécie menos comum; planta de tamanho gigantesco com folhas rígidas como papelão, que pode crescer mais de 1,5 metro; quase exclusivamente cultivada em estufas.

Poda

Quando uma planta possui folhas morrendo ou murchando, ela direciona sua energia para tentar revitalizar essas folhas. Você pode ajudar sua planta a concentrar sua energia na produção de novas folhas e flores, removendo as folhas marrons. Se elas não são fáceis de remover, use tesouras de poda esterilizadas para cortá-las. Remova as flores desbotadas cortando-as pela base. Deixe as flores desbotadas por mais tempo apenas se quiser que a planta produza sementes.

Dedique algum tempo para dar forma à sua planta; corte folhas ou brotos errantes que deixam a planta com uma aparência desequilibrada. Não remova muitas folhas; deixe pelo menos três ou quatro.

Propagação de Anthurium

Os Antúrios têm uma forma de lhe dizer que estão prontos para se propagar; eles enviam “raízes aéreas”. As raízes do Antúrio são carnudas, com aparência quase nodosa ou tuberosa. Elas começarão a se projetar de um caule acima da linha do solo no vaso. Isso pode acontecer durante qualquer estação. A propagação é uma boa ideia para plantas que pararam de florescer ou tiveram uma diminuição na frequência de florescimento. Você pode propagar a partir de cortes de raízes aéreas ou de caules – aqui está como fazer:

  • Você precisará de um vaso limpo, solo fresco e bem drenado, e uma faca ou tesouras afiadas e esterilizadas. Opcionalmente, você pode querer usar hormônio enraizador para aumentar suas chances de enraizamento.
  • Usando sua ferramenta esterilizada e afiada, corte as raízes aéreas ou selecione um caule com pelo menos 15 centímetros de comprimento, contendo duas ou três folhas. Se desejar, mergulhe a extremidade cortada do caule em hormônio enraizador.
  • Plante a extremidade cortada do caule ou a raiz aérea em solo fresco. Regue o solo abundantemente, mantendo-o úmido. Coloque o vaso em um local quente, mas com luz indireta. Levará cerca de 4 a 6 semanas para notar um novo crescimento.

Como Cultivar Anthurium a Partir de Sementes

Você também pode cultivar antúrio a partir de sementes; no entanto, pode levar até quatro anos antes de ver as flores, o que pode desencorajar aqueles que procuram por uma planta colorida. O melhor meio de plantio para essas sementes é o vermiculite úmido. Pressione levemente a semente na vermiculite, mantendo-as a uma distância de cerca de uma polegada uma da outra. Para acelerar a germinação, cubra a planta com um saco plástico transparente. Coloque a planta perto de uma janela, mas não sob luz direta. Se a água se acumular dentro do plástico, abra um dos lados para permitir a circulação de ar; a planta precisa respirar. Remova completamente a cobertura plástica após notar um novo crescimento.

Plantio e Replantio de Anthurium

Quando um antúrio preenche o vaso com raízes e começa a enviar muitas raízes aéreas, é hora de replantar. Geralmente, é necessário replantar um antúrio a cada dois anos. Transfira a planta para um vaso que seja apenas um pouco maior que o anterior – no máximo 2 polegadas maior.

Escolha um vaso com base em seus hábitos de rega. Se você costuma regar em excesso, escolha um vaso de barro que permita que a água escorra do recipiente. Se você costuma esquecer das suas plantas, use um vaso de plástico ou cerâmica para manter a umidade. Independentemente dos seus hábitos, você precisa de um vaso com vários furos de drenagem.

Para replantar um antúrio, encha o novo vaso com cerca de 1/3 de substrato, depois coloque a planta sobre o solo e compacte levemente mais substrato ao redor da base, até o nível em que a planta estava enterrada no vaso antigo. Conforme novas raízes aéreas se formam acima do solo nas semanas seguintes, compacte levemente mais substrato ao redor das raízes expostas.

Hibernação

Antúrios não sobreviverão fora em zonas não tropicais durante o inverno. Se sua planta vive do lado de fora durante o inverno, traga-a para dentro assim que a temperatura cair abaixo de 60 F (15,5 °C). A planta precisará de uma janela ensolarada, temperaturas em torno de 75 F (24 °C) e alta umidade. Um ambiente de banheiro é perfeito para essa planta.

Pragas Comuns

Essas plantas estão sujeitas às mesmas pragas que comumente afetam a maioria das plantas de interior: cochonilhas, ácaros vermelhos, moscas-brancas e escamas. As cochonilhas deixam as folhas com manchas distorcidas ao longo do tempo. Se você também encontrar uma trilha de formigas em suas plantas, é um bom sinal de que você tem uma infestação de cochonilhas. As formigas se alimentam do resíduo pegajoso das cochonilhas.

Folhas com estipulados amarelos podem ser ácaros vermelhos. Tripes também causam manchas nas folhas e se alimentam do novo crescimento, assim como as cochonilhas. Se os insetos permanecerem na planta, eles ficarão desbotados, murchos, não produzirão novo crescimento e morrerão. Você pode controlar os insetos naturalmente com jatos curtos e rápidos de água, que desalojam e muitas vezes afogam as pragas. Insetos persistentes podem responder a sprays de sabão ou óleo horticultural, que são naturais e não prejudicam a planta. Você pode usar óleos e sabonetes horticulturais para tratar essas pragas.

Como Fazer Anthurium Florescer

Antúrios são exigentes. Mas suas flores singularmente bonitas valem o esforço extra. Cada flor pode durar cerca de seis semanas, e elas podem voltar a florescer a cada poucos meses. Você pode não ver flores se sua planta tiver solo encharcado, iluminação insuficiente ou estiver muito enraizada. Será necessário alta umidade e alimentação semanal com um fertilizante de alto teor de fósforo para fazer esta planta florescer. Você pode tentar ajustar outras condições, incluindo o uso de uma mistura de substrato diferente (mistura para orquídeas é boa) e afastar as plantas de janelas com correntes de ar ou saídas de ar-condicionado próximas.

Problemas Comuns com Anthurium

Essa planta tem algumas necessidades especiais, mas assim que você descobrir seu ponto ideal e estabelecer uma rotina, o antúrio é uma planta fácil de cuidar.

Folhas Amareladas

Muita luz solar direta pode fazer com que as folhas do antúrio fiquem amareladas. Pontas descoloridas e marrons também indicam que a planta está recebendo muita luz. Mova a planta um pouco mais para longe da janela. Além disso, folhas amareladas podem ser sinal de murcha bacteriana. Isso pode alterar a cor dos caules e folhas de amarelo para bronze.

Folhas Murchas

A Rhizoctonia é um fungo que pode se alojar nas raízes e nos caules inferiores. Isso enfraquece os caules jovens e delicados, tornando-os murchos porque estão encharcados de água.

Perguntas frenquentes

São as Antúrios fáceis de cuidar?

Sendo melhor como planta de interior, o cuidado de uma planta de anthurium pode parecer difícil, mas uma vez que você descobre, as belas flores tornam o esforço valioso.

Qual é a velocidade de crescimento do Antúrio?

Eles são de crescimentos lentos a moderados e podem crescer até 60 centímetros em uma temporada de crescimento.

O Antúrio pode viver em ambientes internos?

Uma vez que o antúrio é uma planta tropical, na maioria dos Estados Unidos, você precisará cultivá-lo como uma planta de interior. Manter e cuidar do antúrio em ambientes internos é importante porque a planta não suporta temperaturas muito mais baixas que 15 graus.

Com informações de thespruce.com

Deixe um comentário