Plantas que Mudam de Cor: 15 Variedades com Mudanças de Cor Sazonais Impressionantes

Primavera e Outono: Um Espetáculo de Cores

A primavera é linda com suas Plantas que Mudam de Cor. Mas o outono é a minha estação favorita no jardim e na natureza em geral. Tons de vermelho, dourado, bronze e até roxo criam um calor aconchegante enquanto o ar fresco traz uma brisa gelada. É nessa época que muitas plantas exibem suas melhores cores.

O outono normalmente nos faz pensar no jardim da primavera, mas também é um excelente momento para plantar arbustos e árvores. É a ocasião ideal para observar essas plantas exibindo sua folhagem outonal. Gosto de escolher minhas plantas com base na aparência delas quando estão em seu auge de beleza.

O clima, em última análise, é o que influencia a intensidade das cores no outono. Por isso, em alguns anos as cores parecem mais vibrantes do que em outros. Dias ensolarados e noites frescas geralmente realçam os tons mais intensos. E você pode compensar anos menos vibrantes com plantas especialmente brilhantes que mudam de cor, como as que apresentaremos a seguir!

Árvores

As árvores proporcionam um contraste magnífico entre as folhas quentes e o céu azul. Além disso, geram uma abundância de folhas caídas que podem ser transformadas em um composto rico para o próximo ano. A seguir, veja algumas das variedades de plantas que mudam de cor de forma confiável.

Bordo Açucarado ‘Fall Fiesta®’

Plantas que Mudam de Cor

Árvore compacta com uma exibição de folhagem sazonal vibrante.

nome botânicoAcer saccarum ‘Bailsta’
exposição ao solSol pleno a meia-sombra
altura60’-70’
zonas de resistência3-8

Os bordos açucarados estão entre as árvores de outono mais espetaculares, conhecidos por sua impressionante exibição de folhas multicoloridas e duradouras. Conforme a estação avança, as folhas mudam do verde para tons vibrantes de laranja, dourado e carmesim.

‘Fall Fiesta®’ é um cultivar amigável para jardins, que apresenta uma cor outonal incrivelmente vibrante. Sendo resistente e compacto quando jovem, forma uma copa simétrica e atraente ao amadurecer. Embora possa atingir até 70 pés de altura, normalmente permanece menor no paisagismo.

Sourwood

Esta árvore vertical exibe, de maneira harmoniosa, a sobreposição dos tons do outono.

nome botânicoOxydendrum arboreum
exposição ao solSol pleno a sombra completa
altura20’-50’
zonas de resistência5-9

Sourwood é uma excelente árvore nativa com folhas oblongas que mudam de cor no outono. Sempre defendo a inclusão de plantas nativas, pois costumam ser mais fáceis de cuidar e favorecem a vida selvagem. Ideal para a região leste da América do Norte, esta árvore nativa oferece uma mudança de cor confiável.

Com um hábito de crescimento vertical, o Sourwood pode atingir até 50 pés de altura na maturidade. Suas folhas são grandes e frequentemente exibem diversos tons na mesma planta, mudando de cor a partir de setembro e mantendo a exibição até novembro.

Ginkgo Biloba ‘Goldspire™’

Plantas que Mudam de Cor

Árvore columnar compacta com folhas outonais de um dourado radiante.

nome botânicoGinkgo biloba ‘Goldspire™’
exposição ao solSol pleno a meia-sombra
altura15’-20’
zonas de resistência4-9

O Ginkgo biloba é uma das minhas plantas favoritas que mudam de cor no outono. Uma vez que você testemunha esta árvore durante essa estação, ela se torna inesquecível. Suas folhas em formato de leque mudam do azul-esverdeado para um amarelo dourado vibrante.

‘Goldspire™’ é um cultivar columnar com uma copa alta e ereta, sendo mais compacto que a maioria das variedades. Isso o torna ideal para espaços reduzidos, onde não se pode acomodar uma árvore grande, permitindo o plantio próximo a edificações. Sua folhagem outonal é sempre brilhante e intensa.

Fagueiro de Cobre Roxo ‘Purpurea’

Tons de cobre deslumbrantes emergem conforme as estações se desdobram.

nome botânicoFagus sylvatica ‘Purpurea’
exposição ao solSol pleno a meia-sombra
altura50’-80’
zonas de resistência4-7

O fagueiro roxo é uma encantadora árvore ornamental nativa da Europa, ideal para jardins espaçosos, pois pode atingir até 80 pés de altura, lançando uma sombra ampla. A variedade ‘Purpurea’ exibe folhagem deslumbrante durante o ano todo, não se limitando apenas ao outono.

Na primavera, as folhas surgem em tons que variam do vermelho ao roxo profundo; no verão, intensificam-se para um roxo-bronze; e, no outono, transformam-se em um impressionante tom de cobre. Sua casca lisa, de tom cinza-prateado, fica especialmente bonita no inverno, garantindo interesse visual em todas as estações.

Cornus florida ‘Purple Glory’

As folhas adquirem um roxo intenso sob diferentes condições de luz.

nome botânicoCornus florida ‘Purple Glory’
exposição ao solSol pleno a meia-sombra
altura15’-20’
zonas de resistência5-9

Os dogwoods são plantas maravilhosas com flores delicadas que iluminam o jardim na primavera. Além disso, possuem bagas coloridas, cascas atraentes e uma impressionante mudança de cor no outono. Suas cores se destacam em climas frios, podendo ser mais suaves em regiões quentes, com diversas tonalidades exibidas simultaneamente.

‘Purple Glory’ é uma planta singular que apresenta folhas que mudam de cor várias vezes ao longo do ano. Na primavera, surgem em tons avermelhados e, depois, se transformam em um roxo profundo. As brácteas de cor vermelho escuro surgem no final da primavera, enquanto, no outono, as folhas assumem um roxo dramático que, sob certas luzes, pode chegar a parecer preto.

Tupelo Negro ‘Red Rage®’

Com sua forma piramidal jovem que se transforma em uma copa aberta e imponente.

nome botânicoNyssa sylvatica ‘Haymanred’
exposição ao solSol pleno a meia-sombra
altura30-50’
zonas de resistência4-9

As árvores de tupelo são conhecidas pelo delicioso mel que as abelhas produzem a partir de suas doces flores de primavera. Nativas do leste da América do Norte, essas árvores se destacam por sua adaptabilidade e podem atingir cerca de 50 pés de altura. Com uma forma piramidal quando jovens, a copa se abre à medida que maturam.

‘Red Rage®’ é uma seleção notável, reconhecida por sua excelente mudança de cor no outono. Além disso, é resistente a doenças e possui uma forma bastante atrativa. No outono, apresenta tons vibrantes de escarlate e carmesim, frequentemente com toques de laranja flamejante.

Cipreste Careca ‘Autumn Gold™’

Esta árvore imponente revela cores dramáticas mesmo em solos encharcados.

nome botânicoTaxodium distichum ‘Sofine’
exposição ao solSol pleno
altura50’-70’
zonas de resistência4-9

Apesar dos ciprestes carecas lembrarem árvores sempre-verdes, eles na verdade são caducifólios. Enquanto algumas espécies retêm sua folhagem durante o outono, estes se transformam em um espetáculo de tons flamejantes, que vão do ferrugem ao dourado e ao bronze.

Fiel ao seu nome, ‘Autumn Gold™’ apresenta uma mudança de cor muito marcante no outono. Esta árvore alta e imponente adquire belos tons dourados à medida que o clima esfria, sendo uma opção excelente para áreas com drenagem deficiente, pois tolera solos mais úmidos.

Arbustos

Os arbustos compõem a base do jardim. Menores que as árvores, essas plantas oferecem exibições impressionantes de folhas que mudam de cor no outono. Muitos ainda florescem na primavera ou no verão, adicionando uma camada extra de beleza.

Virginia Sweetspire ‘Henry’s Garnet’

Arbusto de baixa estatura com ramos graciosos, arqueados e pendentes.

nome botânicoItea virginica ‘Henry’s Garnet’
exposição ao solSol pleno a meia-sombra
altura3’-5’
zonas de resistência5-9

A Virginia Sweetspire é uma planta versátil para todas as estações. Trata-se de um arbusto de porte baixo com hábito expansivo e longos ramos arqueados. O novo crescimento apresenta uma tonalidade borgonha que evolui para um verde escuro. No final da primavera e início do verão, surgem longos racemos pendentes de flores brancas, dando à planta uma aparência chorosa.

O grande destaque do cultivar ‘Henry’s Garnet’ é a mudança de cor outonal: as folhas adquirem intensos tons de borgonha e vermelho granada, com ocasionais nuances alaranjadas. Em climas amenos, a planta retém boa parte de sua folhagem, funcionando quase como uma espécie semi-perene.

Viburnum ‘Autumn Jazz®’

Com um hábito ereto, este arbusto confere estrutura natural a composições mistas.

nome botânicoViburnum dentatum ‘Ralph Senior’
exposição ao solSol pleno a sombra completa
altura8-10′
zonas de resistência3-8

Os viburnos são um grupo de arbustos que se destacam pelo tamanho, flores, mudança de cor no outono e benefícios para a vida selvagem. O cultivar ‘Autumn Jazz®’ apresenta um formato ereto e em forma de vaso. Sua folhagem é verde escuro e brilhante, enquanto as flores brancas surgem em cachos no final da primavera.

Após as flores, se desenvolvem bagas negras, ou drupas, que atraem pássaros e complementam a deslumbrante folhagem outonal. Dependendo das condições climáticas, o verde escuro se transforma em uma mistura vibrante de amarelo, laranja, vermelho e granada. Esta variedade também é notável por sua resistência a pragas e doenças.

Hamamelis ‘Golden Eclipse’

Arbusto alto que adiciona interesse vertical a qualquer composição paisagística.

nome botânicoHamamelis vernalis ‘Goleczam’
exposição ao solSol pleno a meia-sombra
alturaAté 12’
zonas de resistência5-8

A Hamamelis é muito procurada por proporcionar interesse em várias estações. Este arbusto de porte elevado pode atingir até dez pés de altura quando maduro. ‘Golden Eclipse’ exibe uma paleta de cores marcante ao longo do ano: no final do inverno e início da primavera, flores laranja vibrantes surgem antes do aparecimento das folhas, e o novo crescimento apresenta tonalidades de laranja e roxo durante a primavera e o verão.

No outono, a folhagem se transforma, assumindo tons de laranja, vermelho e roxo, confirmando seu status como uma das favoritas para a mudança de cor nessa estação.

Hortênsia de Folha de Carvalho ‘Gatsby Moon®’

Com folhas lobadas semelhantes às de um carvalho, esta planta adquire um rico tom de borgonha com o passar das estações.

nome botânicoHydrangea quercifolia ‘Gatsby Moon®’
exposição ao solSol pleno a meia-sombra
altura6’-8’
zonas de resistência5-9

As hortênsias são plantas essenciais nos jardins do Sul, e as de folha de carvalho conquistam espaço também nos jardins do Norte, graças à boa tolerância ao frio. Esses arbustos eretos e arredondados apresentam folhagem marcante e grandes panículas em forma de cone com flores brancas, que durante o verão adquirem matizes esverdeadas.

‘Gatsby Moon®’ mantém as características folhas lobadas típicas da espécie, com um verde escuro brilhante ao longo da estação de crescimento. No outono, a folhagem se transforma em tons de vermelho vinho profundo e borgonha, sendo ideal para climas quentes e úmidos.

Aronia Negra ‘Autumn Magic’

As folhas mudam para tons vibrantes antes que as bagas se formem pesadamente.

nome botânicoAronia melanocarpa ‘Autumn Magic’
exposição ao solSol pleno a meia-sombra
altura3’-6’
zonas de resistência3-8

A Aronia negra é outra excelente planta para adicionar beleza em várias estações. Sua mudança de cor no outono é uma de suas características mais atraentes. Extremamente tolerante ao frio, ela prospera em diversos climas e tipos de solo, sendo uma escolha versátil e encantadora.

Enquanto as flores da primavera encantam, as bagas que se formam posteriormente são atraentes para os pássaros. Contudo, o principal destaque desta planta é sua folhagem outonal, que transforma o verde médio em vibrantes tons de vermelho, laranja e dourado, realçados pelo contraste com as bagas azul-escuro.

Fothergilla ‘Legend of the Fall®’

Arbusto de porte médio que ilumina cantos sombreados com tons flamejantes.

nome botânicoFothergilla x intermedia ‘Alice’
exposição ao solSol pleno a meia-sombra
altura4’-5’
zonas de resistência5-9

A Fothergilla fecha a nossa lista de plantas que mudam de cor. Este cultivar, denominado ‘Legend of the Fall®’, é um híbrido resultante de duas espécies distintas. Trata-se de um arbusto de porte médio que produz inflorescências em forma de escova de garrafa no início da primavera, antes mesmo do aparecimento da folhagem, que se mantém verde durante toda a estação de crescimento.

Com um hábito de crescimento informal e ereto, ‘Legend of the Fall®’ é de baixa manutenção e tolera sombras, embora a exposição ao sol pleno realce ainda mais sua cor outonal. Este cultivar é famoso por exibir a folhagem outonal mais vibrante, com as folhas mudando do verde para marcantes tons de vermelho, laranja, amarelo e até roxo.

Perguntas Frequentes

Quais flores mudam de cor?

Algumas flores que mudam de cor são as hortênsias, rosas, lírios e petúnias. Essas mudanças podem ocorrer conforme a temperatura, luz solar e acidez do solo, criando um espetáculo natural que encanta qualquer jardim

Quais plantas mudam de cor de acordo com o solo?

As hortênsias são o exemplo mais conhecido de plantas que mudam de cor de acordo com o solo. Em solos ácidos, suas flores tendem a ficar azuladas, enquanto em solos alcalinos, assumem tons rosados. Essa transformação acontece pela presença do alumínio disponível no solo

Qual a planta que muda de cor?

Entre as plantas que mudam de cor, destacam-se o croton, o bordo e a azaleia. Elas exibem tons diferentes nas folhas ou flores conforme a estação, a luz e a temperatura, trazendo dinamismo e beleza natural ao ambiente

Deixe um comentário