Peperômia – Guia Completo

Peperômia obtusifolia Variegata
Peperomia

Peperômia é um grande gênero de plantas tropicais da família Piperaceae, nativas do México, América do Sul e Caribe. Com mais de 1.500 espécies conhecidas, essas plantas robustas possuem folhas grossas e carnudas que contribuem para sua tolerância à seca e vigor.

Se você não teve muita sorte com plantas de casa que florescem, irá apreciar que a Peperômia apresenta folhagens ornamentais. Suas folhas podem ser texturizadas ou lisas em tons de vermelho, verde, cinza ou roxo; variegadas, marmorizadas ou sólidas; grandes, em formato de coração, redondas, pontiagudas ou minúsculas.

As plantas deste gênero podem parecer tão diferentes uma da outra que é difícil discernir se estão relacionadas. Por exemplo, variedades como a Peperômia Obtusifolia são frequentemente confundidas com plantas de borracha devido à sua aparência semelhante. Todas as plantas de Peperômia são de baixa manutenção, crescimento lento e podem ser plantadas o ano todo. Além disso, são consideradas plantas que purificam o ar.

Nomes ComunsPlanta de borracha bebê, planta radiador
Nome BotânicoPeperômia spp. (incluindo P. caperata, P. obtusifolia e outras)
FamíliaPiperaceae
Tipo de PlantaPerene, epífita
Tamanho Adulto15–30 cm de altura, 15–30 cm de largura
Exposição SolarPleno sol ou parcial
Tipo de SoloÚmido, mas bem drenado
pH do SoloNeutro a ácido
Época de FloraçãoVerão
Cor das FloresBranca, verde, marrom
Área NativaAmérica Central, América do Sul e Caribe

Cuidados com a Planta Peperômia

Aqui estão os principais requisitos de cuidado para o cultivo destas plantas em ambientes internos:

  • Prefere luz indireta média a brilhante e deve ser protegida da luz solar direta.
  • Escolha uma mistura de substrato solto e com boa drenagem, mas que ainda retenha umidade adequadamente.
  • Permita que o solo seque ligeiramente entre as regas.
  • Tenha cuidado com o excesso de água. Prefere temperaturas quentes e umidade média a alta.
  • Não tolera geadas.

Iluminação

Posicione sua Peperômia em um local que receba luz média a brilhante para manter suas cores vibrantes nas folhas. Coloque-a diretamente na frente de uma janela voltada para o oeste ou leste, ou a alguns metros de distância de uma janela voltada para o sul ou norte. A luz insuficiente resultará em menos folhas, queda de folhas e coloração opaca. Evite raios solares diretos, pois podem queimar as folhas.

Solo

Muitas espécies da planta crescem como epífitas, o que significa que na natureza elas podem se acomodar em uma árvore e enviar suas raízes em uma casca levemente em decomposição. A chave para uma planta próspera é escolher uma mistura de solo que imite essas condições – uma mistura pedregosa, solta e ácida. Um meio de cultivo para orquídeas geralmente funciona bem, mas um solo comum também é adequado. Você sempre pode deixá-lo mais leve adicionando um punhado de fibra de coco e perlita para uma boa aeração.

Água

Permita que os dois centímetros superiores do solo sequem entre as regas. Manter mais seca é melhor do que saturá-la. Solo encharcado pode levar ao apodrecimento das raízes. A Peperômia possui folhas semelhantes a suculentas, o que indica que essas plantas não precisam de regas frequentes para manter sua vitalidade.

Temperatura e Umidade

Ao ar livre, as plantas de Peperômia são resistentes à zona 10 do USDA, portanto, não suportam temperaturas abaixo de zero. Como plantas tropicais, estas plantas preferem um ambiente quente e úmido, especialmente nos meses de verão, quando seu crescimento é mais ativo. Se sua planta não tem férias ao ar livre no verão, coloque-a sobre uma bandeja de pedras e água para aumentar a umidade ambiente, borrife a planta regularmente ou invista em um umidificador de pequena escala para colocar nas proximidades. Alternativamente, escolher um ambiente naturalmente úmido na casa, como um banheiro iluminado, é uma ótima opção para essas plantas que adoram umidade. Mova as plantas para dentro antes que as temperaturas noturnas caiam para 10 graus Celsius.

Adubação

Quando se trata de adubar as plantas de Peperômia, menos é mais. Como uma epífita de crescimento lento, a Peperômia pode passar toda a sua vida sem adubação suplementar, obtendo o que precisa do seu meio de cultivo. No entanto, se o solo for pobre, use um fertilizante líquido diluído uma vez por mês durante a estação de crescimento. Não fertilize no inverno.

Peperomia

Tipos de PEPERÔMIA

Existem centenas de diferentes variedades de plantas de Peperômia, muitas das quais são excepcionais para serem cultivadas em casa. Algumas das variedades mais populares incluem:

  • P. obtusifolia (Planta de Borracha Bebê): Uma variedade ereta com folhas grossas e verde-escuras que se assemelham a uma planta de borracha.
  • P. verticillata ‘Belly Button’: Uma variedade cativante com forma compacta e folhas pequenas, lembrando a planta “baby tears”.
  • P. metallica var. Colombiana: Uma planta deslumbrante, tricolor, com folhagem em tons de bronze, prata e vermelho.
  • P. nitida (Peperômia Cupido): Uma variedade ideal para cestas suspensas, com folhas em formato de coração e bordas creme.
  • P. perciliata: Uma variedade rasteira com hábito de crescimento compacto, produzindo folhas ovais e caules vermelhos.
  • P. caperata ‘Suzanne’: Uma planta única, com folhas profundamente enrugadas e detalhes prateados.
  • P. argyreia (Peperômia Melancia): Uma planta vistosa com folhas redondas listradas em verde escuro e verde claro, lembrando pequenas melancias.
  • P. tetraphylla (Peperômia Hope): Uma variedade pendente com folhas pequenas e redondas em tom verde, com aparência suculenta.
  • P. rotundifolia (Peperômia Jade): Uma Peperômia frondosa e pendente, com folhas pequenas e finas em tom verde.
  • P. pellucida: Uma variedade com folhas verdes, finas e cerosas, em formato de coração, com veias profundas.
  • P. albovittata: Uma Peperômia arbustiva e compacta, com folhas verde claro com veias em verde escuro e caules vermelhos.
  • P. nivalis (Peperômia Taco): Uma variedade rasteira com folhas ovais e pontiagudas que lembram cascas de tacos.
  • P. graveolens: Uma variedade de Peperômia com folhas ovais e côncavas, verdes na parte superior e vermelhas na parte inferior.
Peperômia

Poda

Realize uma poda leve nas plantas de Peperômia no início da primavera para corrigir qualquer crescimento desigual e esparsa. Belisque os caules logo acima de um nó de folha para ajudar a maximizar a aparência exuberante da planta, estimulando mais ramificações. Remova a ponta de cada caule e o primeiro conjunto de folhas; você pode beliscá-las com os dedos ou cortá-las com tesouras de poda.

Propagação de Plantas de PEPERÔMIA

As plantas de Peperômia podem ser propagadas a qualquer momento, embora a primavera ou o verão sejam quando o crescimento é mais ativo e provavelmente o melhor momento. Se você já está planejando podar suas plantas na primavera, pode aproveitar o crescimento extra de um caule para fazer a propagação. Aqui está como fazer:

  1. Para começar, você precisará de tesouras de poda esterilizadas, um pequeno vaso, substrato ou mistura para orquídeas, plástico filme e um local bem iluminado.
  2. Corte uma folha, incluindo pelo menos uma polegada do caule, da planta-mãe.
  3. Coloque o corte em um pequeno recipiente com substrato, com a parte cortada voltada para baixo. Coloque-o em um local bem iluminado, com muita luz indireta.
  4. Cubra com plástico filme para criar um ambiente de mini estufa e ajudar a reter a umidade. Regue consistentemente e nunca deixe o substrato secar completamente. As raízes se formarão em algumas semanas; em seguida, você poderá transplantar o corte para um vaso maior assim que ele superar o original.

Como Cultivar PEPERÔMIA a Partir de Sementes

Para cultivar Peperômia a partir de sementes, você precisará de um substrato para germinação de sementes sem solo, água suficiente e um local quente, ensolarado e bem iluminado para as sementes de Peperômia germinarem. Mantenha o substrato consistentemente úmido até que a germinação ocorra. Transplante as mudas jovens para um vaso e coloque a planta em um local bem iluminado, com sol indireto. Lembre-se de que, se você coletar sementes de sua planta, as mudas podem não ser idênticas aos pais, pois podem ser híbridos. Propagar por meio de estacas garante que as novas plantas sejam idênticas aos pais.

Plantio e Replantio de PEPERÔMIA

As plantas de Peperômia podem viver por anos em um vaso relativamente pequeno. Elas apreciam uma existência um pouco compacta nas raízes, e isso, combinado com sua taxa de crescimento lenta, significa que você pode deixá-las em paz até que veja raízes saindo dos furos de drenagem. Quando necessário, replante sua Peperômia em outro vaso que seja apenas alguns centímetros maior que o anterior. Use um substrato ácido ou casca de orquídea.

Flores da PEPERÔMIA

A Peperômia raramente floresce quando mantida como planta de interior, mas ocasionalmente pode fazê-lo. Suas flores inodoras aparecem como espinhos esguios de cor marrom e branco esverdeado. Elas não se parecem com flores; você pode até pensar que são brotações, o que pode prejudicar a aparência da planta. Você pode cortá-las na base do caule ou deixá-las cair naturalmente uma vez que a flor murchar.

Pragas Comuns

As plantas de Peperômia estão sujeitas a pragas comuns que podem afetar a maioria das plantas de interior: cochonilhas, ácaros-aranha e moscas-brancas. O sabão inseticida é o tratamento mais fácil para essas pragas.

Problemas Comuns com a PEPERÔMIA

A Peperômia é uma planta de baixa manutenção que não precisa de muita água. Uma vez que você tenha identificado um local bem iluminado, mas sem luz solar direta, e se lembre de verificar o solo de vez em quando, essa planta de crescimento lento geralmente não é exigente. No entanto, aqui estão alguns sinais de que sua planta pode precisar de cuidados adicionais.

Folhas Enrolando ou Amareladas

Na maioria dos casos, quando as folhas da Peperômia ficam amareladas ou começam a enrolar, significa que está recebendo água em excesso. Remova as folhas amareladas.

Folhas Deformadas

O anelado de folhas pode ser diagnosticado quando você vê folhas deformadas. Retire as folhas deformadas e observe se a planta volta a crescer saudável. Caso contrário, é melhor descartar toda a planta. A doença é propagada por plantas aparentemente saudáveis, mas que estão infectadas.

Queda de Folhas

As folhas da Peperômia podem cair devido à falta de luz, falta de água ou excesso de água. Certifique-se de que sua planta está recebendo luz indireta suficiente e permita que o solo seque ligeiramente entre as regas e, em seguida, regue abundantemente. Também verifique sempre se sua Peperômia tem drenagem adequada para evitar encharcamento e o desenvolvimento de podridão das raízes.

Perguntas Frequentes

A Peperômia é uma boa planta de interior?

Sim, as Peperômias são plantas de interior ideais, pois apreciam temperaturas amenas e se desenvolvem bem em luz indireta. Elas são amplamente consideradas de baixa manutenção e fáceis de cultivar em ambientes internos.

Como cuidar de uma Peperômia?

As plantas de Peperômia gostam de luz indireta abundante, temperaturas amenas, umidade média a alta e solo bem drenado.

Qual é a expectativa de vida de uma Peperômia?

As Peperômias podem viver muitos anos em vasos pequenos, não requerendo muitos cuidados ou atenção, apenas um pouco de água aqui e ali e luz indireta.

As plantas de Peperômia purificam o ar?

Sim, as Peperômias são consideradas plantas purificadoras de ar e são eficazes na remoção de toxinas comuns presentes em ambientes domésticos. Plantas com Foliação para Melhorar a Qualidade do Ar Interior.

Com informações de thespruce.com

Deixe um comentário