De manjericão ao eucalipto, existem muitas plantas que espantam naturalmente os marimbondos e acrescentam cor e dimensão aos jardins, quintais e varandas.
Não há nada mais agradável do que sentar-se do lado de fora na varanda numa noite de verão – a menos que o seu quintal seja infestado de marimbondos. Para aproveitar ao máximo o seu tempo ao ar livre, talvez seja necessário se livrar dos marimbondos de forma natural, e as plantas são uma ótima maneira de fazer isso. Felizmente, existem muitas plantas que repelem os marimbondos e ficam ótimas fazendo isso.
Essas plantas repelentes de pragas podem ser cultivadas estrategicamente em canteiros de flores, bem como em recipientes e vasos, prestando atenção aos locais frequentados pelos marimbondos, como beirais e tetos de varanda. Tenha cuidado se tiver animais de estimação ou crianças correndo ao redor, pois algumas delas são tóxicas para crianças e certos animais.
Capim-Limão: O capim-limão produz um forte aroma que os marimbondos não gostam devido ao óleo de citronela em suas folhas. Ele cresce melhor em climas quentes ou em ambientes internos, e pode ajudar a afastar as vespas.
Citronela: Se o nome da planta de citronela lhe parece familiar como um repelente de mosquitos, há uma boa razão para isso. O óleo dentro das folhas de citronela é eficaz para repelir várias espécies de insetos, incluindo mosquitos e os marimbondos.
Manjericão: O manjericão não é apenas uma erva adorável para o seu uso culinário, mas também pode ser eficaz para afastar os marimbondos e abelhas. Certifique-se de plantar o manjericão em um local que receba sol pleno por 6 a 8 horas por dia e regue-o regularmente.
Gerânio: Os gerânios, com sua ampla variedade de cores brilhantes, podem alegrar qualquer jardim ou espaço ao ar livre. Como bônus, você pode usar gerânios para repelir os marimbondos, assim como mosquitos e outros insetos. Para maior sucesso na repelência de insetos, plante gerânios com aroma de limão ou laranja.
Losna: A losna contém uma substância tóxica para insetos. Os marimbondos sabem disso e evitarão o cheiro de losna, tornando-a uma planta útil para afastar esses insetos. No entanto, ela pode ser tóxica, portanto, evite usá-la se o seu quintal for frequentado por animais de estimação e crianças.
Hortelã: Os marimbondos não gostam de plantas de hortelã. O cultivo de hortelãs, como hortelã-pimenta e hortelã-verde, pode ajudar a afastar as vespas de áreas movimentadas do seu quintal.
Tomilho: Outra erva útil para cultivar não apenas para dar sabor a pratos comuns, mas também para repelir pragas é o tomilho. Ele pode afastar os marimbondos e ainda apresenta pequenas flores coloridas no final da primavera e verão.
Eucalipto: As folhas de eucalipto emitem um forte aroma de mentol que os marimbondos e outros insetos não suportam. Você pode plantá-las em recipientes ou diretamente no jardim.
Pennyroyal: Outra planta com aroma de menta que repele os marimbondos é a pennyroyal, que tem agradáveis flores de cor lavanda. Ela pode manter os marimbondos, moscas e pulgas afastadas.
Alecrim: Aqui está outra erva para a sua estratégia de repelir os marimbondos: o alecrim. O alecrim tem um forte aroma amadeirado que pode afastar os marimbondos de quintais e jardins. Além disso, o alecrim é seguro para gatos.
Com essas plantas estrategicamente espalhadas pelo seu espaço ao ar livre, você pode desfrutar do verão sem as perturbações dos marimbondos e aproveitar a beleza e o aroma que essas plantas adicionam ao seu jardim.
Com informações de greenmatters.com
Flavia Almeida é uma entusiasta em plantas ornamentais e especialista em compartilhar dicas valiosas sobre o assunto. Com seu conhecimento e entusiasmo, ela inspira os amantes de plantas a transformarem seus espaços em verdadeiros oásis verdes. Se você busca conselhos confiáveis para cuidar de suas plantas, Flavia Almeida é a pessoa certa para te ajudar nessa jornada verde.