Aglaonema: guia completo de cuidados

Apresentação

A Aglaonema, também conhecida como “Chinese evergreen”, não é uma conífera de folhas afiladas, mas sim uma planta perene tropical disponível em várias cultivares que são excelentes para serem cultivadas em ambientes internos. Todas elas possuem folhas grandes, estreitas e brilhantes em formato oval, em hastes curtas, e flores (em plantas mais maduras) que desabrocham na primavera ou no verão. A Aglaonema é uma das plantas de interior mais populares, e suas variações de cor, que vão desde o verde escuro e prateado até o vermelho, adicionam personalidade à decoração da sua casa.

As Aglaonemas têm crescimento lento e são excelentes plantas de folhagem para ambientes internos, podendo ser cultivadas em vasos e cuidadas durante todo o ano. No entanto, tenha cuidado se tiver animais de estimação, pois a planta é tóxica para cães e gatos.

Nome ComumAglaonema, Chinesa Perene, Planta Flecha Venenosa
Nome BotânicoAglaonema commutatum
FamíliaAraceae
Tipo de PlantaHerbácea, perene
Tamanho AdultoDe 30 a 90 centímetros
Exposição ao SolParcial, pleno
Tipo de SoloBem drenado
pH do SoloÁcido
Época de FloraçãoPrimavera, verão
Cor da FlorBranco
Zonas de Resistência ao FrioZonas 10 a 12 (USDA)
Área NativaÁsia
ToxicidadeTóxica para cães e gatos

Cuidados com a Aglaonema (Chinese Evergreen)

Se você está buscando uma planta de casa bonita e fácil de cuidar, a Aglaonema pode ser a escolha certa. Amada por sua manutenção (quase) sem esforço, a planta é simples de cuidar, desde que você siga uma regra simples: quanto mais clara a variação nas folhas da planta, mais luz solar ela precisará. Uma vez que você compreenda como isso se aplica à sua Aglaonema específica, não terá problemas para ajudá-la a prosperar. Além disso, mantenha sua planta quente e úmida, e será recompensado com uma planta de casa duradoura e estável que não ultrapassará o tamanho do vaso tão cedo.

Luz

As variedades de Aglaonema de cor verde mais escura podem crescer em locais com pouca luz, enquanto as variedades variegadas requerem um pouco mais de luz brilhante. Tome cuidado para não expor nenhuma das plantas (independente da variedade) à luz solar direta, pois os raios intensos podem facilmente queimar as delicadas folhas.

Solo

Em geral, a Aglaonema não é muito exigente quanto ao tipo de solo em que é plantada. Normalmente, um solo para vasos bem drenado e ligeiramente ácido é perfeito para a planta. Se você perceber que o solo retém muita água, tente misturar areia ou perlita para melhorar a drenagem. Certifique-se também de plantar sua Aglaonema em um vaso com amplas aberturas de drenagem na base.

Água

A planta Aglaonema prospera em solo úmido, mas não encharcado. Para alcançar esse equilíbrio, regue sua planta abundantemente e permita que ela seque antes de regar novamente. Você pode manter esse ritmo durante a primavera, verão e outono, reduzindo no inverno (mas sem deixar a planta secar completamente).

Temperatura e Umidade

Essas plantas não gostam de correntes de ar frio ou temperaturas abaixo de cerca de aproximadamente 21 graus. Certifique-se de manter sua Aglaonema longe de janelas ou saídas de ar que sopram ar frio – quanto mais quente o local que você encontrar, melhor.

Devido a suas altas necessidades de umidade, alguns cultivadores consideram a Aglaonema como uma planta de estufa. Ela se desenvolverá melhor em um ambiente quente, úmido e luminoso de uma estufa, mas pode ser cultivada com sucesso em ambientes internos, aproximando-se o máximo possível dessas condições. Para aumentar os níveis de umidade ao redor da sua planta, borrife-a frequentemente e considere colocá-la em uma área úmida da sua casa, como cozinha ou banheiro. Se sua casa é particularmente seca, você pode investir em um umidificador de ambiente pequeno para colocar perto de sua planta.

Fertilizante

Para obter os melhores resultados, alimente sua Aglaonema com pellets de liberação lenta ou fertilizante líquido duas vezes por ano, no início e no final de sua estação de crescimento. Siga as instruções da embalagem do produto para determinar a quantidade a ser usada.

Tipos de Aglaonema

Existem vários cultivares populares de Aglaonema commutatum, incluindo:

  • Frasher‘: Essa variedade possui folhas verde leitoso, com variegadas em creme e pecíolos brancos.
  • Pseudobracteatum‘: Esse tipo tem folhas salpicadas com manchas verdes-acinzentadas, com destaque em branco nas veias.
  • White Rajah‘: Esse cultivar possui folhas com grandes quantidades de coloração branca.
  • ‘Red Zircon‘: Essa variedade possui folhas verdes com seções manchadas de rosa no centro.
  • ‘Silver Bay‘: Esse cultivar tem tons prateados no centro de folhas predominantemente verdes.
  • ‘Maria’: Essa é uma variedade tolerante à sombra com folhas verdes escuras interrompidas por listras prateadas.

Para propagar a Chinese Evergreen, você pode usar estacas de caule ou dividir as plantas durante o replantio. Espere até o meio do verão, quando o clima está mais quente, para propagar a Chinese Evergreen.

Para propagar com estacas de caule:

  1. Use uma ferramenta de corte desinfetada e afiada para retirar um caule da planta-mãe que tenha vários centímetros de comprimento.
  2. Mergulhe a extremidade inferior em hormônio de enraizamento e coloque a estaca em um copo de água posicionado em luz solar indireta.
  3. As raízes devem se formar em três a quatro semanas.
  4. Com cuidado, transfira sua estaca para um vaso com solo de envasamento bem drenado e mantenha-o úmido.


Para propagar por divisão:

  1. Coloque o vaso cuidadosamente de lado. Use uma pá de jardinagem para soltar o solo nas laterais do recipiente. Com cuidado, retire a planta e o solo do vaso.
  2. Levemente sacuda a terra das raízes. Com cuidado, separe delicadamente as raízes (essa planta gosta de estar um pouco compacta, então mova-se devagar) para separar um grupo para replantar.
  3. Replante o grupo em um vaso cheio de solo para vasos bem drenante.
  4. Mantenha tanto a planta original quanto a planta dividida um pouco mais úmidas por algumas semanas até que ambas estejam estabelecidas e menos estressadas.

Pragas Comuns e Doenças das Plantas

Embora não seja altamente suscetível a pragas ou doenças, a Aglaonema pode ocasionalmente ser afetada por problemas comuns em plantas de interior, como cochonilhas, pulgões ou ácaros. Esses problemas podem ser tratados com inseticidas ou óleo de neem.

A maioria dos outros problemas surge quando a planta é mantida muito úmida, e problemas fúngicos (e podridão das raízes) são típicos em Aglaonemas com excesso de rega.

aglaonema

Plantio em Vaso e Replantio da Aglaonema

Essa planta se desenvolve bem em um substrato de cultivo padrão à base de turfa. Pode ser uma boa ideia misturar um pouco de areia ou perlita para melhorar a drenagem. Qualquer material serve para o vaso, embora seja comum utilizar vasos decorativos de cerâmica ou barro com boa drenagem. Replante-as a cada dois ou três anos durante a primavera. A Aglaonema pode ser permitida a ficar um pouco compacta antes do replantio. O substrato deve ser mantido úmido o tempo todo, mas a rega pode ser levemente reduzida nos meses de inverno.

Problemas Comuns com a Aglaonema

Na verdade, há apenas um problema que você pode encontrar na resistente e fácil de cuidar planta de interior Aglaonema: folhas enroladas ou onduladas. Uma vez que o problema seja resolvido, a planta deve se recuperar. Além das pragas comuns já mencionadas, aqui estão algumas razões pelas quais as folhas da sua planta podem ficar assim:

  • Idade: Isso é uma ocorrência normal em uma planta mais velha. Basta remover a folha afetada.
  • Excesso de luz: A luz solar direta pode causar queimaduras nas folhas. Remova as folhas queimadas e mova a planta para uma área bem iluminada, mas que não receba luz solar direta.
  • Mudanças de temperatura: A planta prefere locais quentes e sem correntes de ar.
  • Baixa umidade: Talvez seja necessário aumentar a umidade do ar ao redor da planta através de borrifamentos.
  • Subirrigação: Solo excessivamente seco afetará as folhas. Regue a planta lentamente para que as folhas possam se recuperar. Remova as folhas secas e quebradiças.
  • Superirrigação: Essas plantas preferem solo mais seco do que excessivamente úmido. Deixe cerca de uma polegada de solo na superfície secar antes de regar para evitar a podridão das raízes. Se o vaso for maior (em torno de 25 a 30 centímetros de diâmetro), permita que mais solo seque—aproximadamente até a metade do vaso.

Perguntas frequentes

A Aglaonema é fácil de cuidar?

Sim, elas são plantas domésticas muito fáceis de cultivar. Além disso, elas não gostam de luz solar direta, o que as torna perfeitas para quase todos os cômodos da sua casa, especialmente se a luz solar das janelas for limitada.

Qual a velocidade de crescimento da Aglaonema?

A Aglaonema é uma planta de crescimento lento, o que significa que a replantação é necessária apenas a cada dois ou três anos.

Qual a diferença entre a Aglaonema e a Dieffenbachia?

A Aglaonema e a Dieffenbachia são frequentemente confundidas porque suas folhas se parecem, embora haja diferenças sutis. As Aglaonemas terão um aspecto mais prateado em suas folhas variegadas. Já as folhas da Dieffenbachia podem ser muito maiores e mais largas do que as folhas menores e ovais da Aglaonema.

Deixe um comentário